quinta-feira, 9 de junho de 2011

UMA JÓIA DE CABELO




Na história, os cabelos sempre foram "personagens" de histórias e lendas como Rapunzel ou Sansão e, entre os séculos XVII e início do XIX, era comum o uso de perucas nas cortes, tanto para mulheres quanto para homens, como símbolo de status social.


Hoje, na moda e mesmo no dia a dia, os cabelos (e o jeito que os usamos) são uma forma de representar o estilo de cada um. Mas fora do nosso corpo, é um material que pode causar reações diversas. É o que está acontecendo com a marca Ghost-gum, da artista australiana Jessyca Hutchens. Sua primeira coleção, chamada Blonde, trabalha jóias com pedaços de cabelo humano.



Jessyca teve a idéia de trabalhar o material ao se deparar, em uma loja de antiguidades, com um objeto feito de cabelo humano. No início, ela sentiu repulsa, mas logo depois olhou com mais curiosidade para a peça e se sentiu atraída. Com isso, passou a pensar como o cabelo é um material comum e, a princípio, esquisito quando visto sozinho, mas que ela poderia, apenas mudando-o de contexto, transformá-lo em uma peça delicada e usável. Além disso, é uma forma interessante de pregar o reaproveitamento de um material que, a princípio, seria descartável, especialmente no chão dos salões de beleza!





O resultado, segundo ela mesma, provoca emoções conflituosas. Tem gente que acha estranho, tem gente que acha bonito. Mas aqueles que gostam e usam, tanto mulheres quanto homens, se identificam por buscarem peças assinadas, exclusivas (porque feitas à mão) e diferentes do habitual. E você, usaria?


Se você curtiu, pode mandar um e-mail (em inglês) para a própria artista para saber como adquirir (jess@ghost-gum.com). Algumas peças também estão à venda na "boutique online" alemã SemiDomesticated, que envia para vários lugares do mundo, inclusive o Brasil!





Fotos: Catálogo Blonde 2010 – Ghost-gum


Fonte: blog redken Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário