sábado, 17 de dezembro de 2011

- O DILEMA DA QUEDA DOS CABELOS


A queda de cabelos nos homens sempre foi motivo de muita preocupação.      A quantidade de fios, sempre remete ao apelo estético, lembra que juventude está sempre associada à cabeleira. Segundo dados da Sociedade Brasileira para estudos do Cabelo, cerca de 42 milhões de homens (ou mais da metade da população masculina brasileira), são ou ficarão calvos nos próximos anos.

Por que os cabelos caem?
A queda de cabelos é algo normal no cotidiano tanto de homens, quanto mulheres. A explicação é que cerca de 90% dos fios presentes na cabeça, estão em fase de crescimento, que chamamos de fase Anágena. Essa fase tem duração de dois à seis anos. Os outros 10% estão em fase de repouso, que duram de dois à três meses, no final desta fase o cabelo cai, e chamamos de fase Telógena.

Esse ciclo de nascimento e queda dos cabelos é absolutamente normal, e necessário para a sua renovação. Uma média aceitável de queda é entre 50 e 100 fios diários. Quando essa taxa de queda está muito acentuada, por um longo período de tempo, é hora de procurar um profissional especializado, um dematologista ou terapeuta capilar, para diagnosticar o tipo de queda e tratamento.

Os tratamentos mais comuns



TRATAMENTOS E MEDICAMENTOS Quem não quer assumir a careca e deseja retardar a queda de cabelos encontra hoje dezenas de opções que vão além do antigo implante e da peruca. Confira aqui algumas opções
Finasterida 
Medicamento via oral indicado apenas para homens. Em cerca de 1,8% dos pacientes ocorre uma alteração na libido. O ideal é tomar o remédio após consultar um dermatologista
Menoxidil e 17-alfa-estradiol 
Loções para aplicar no local da queda. Não atinge a libido. Em uma porcentagem pequena de pacientes pode ocorrer uma descamação ou irritação no local aplicado
Transplante das unidades foliculares 
A cirurgia é uma evolução da técnica fio a fio. Tiram-se fios das regiões que ainda possuem cabelos, que são tratados e depois implantados nas áreas indicadas.


Pantogar
Em comprimidos, muito usado para fortalecer cabelos afinados, unhas fragilizadas e queda por falta de nutrientes.


Uma mudança de comportamento

Essa nova realidade tem mexido muito com o comportamento masculino, afinal o cabelo é peça fundamental para compor o visual do homem (bem como o da mulher!).
Antigamente tirava o sonos dos homens, mas de um tempo para cá percebe-se uma mudança interessante. Os homens estão aceitando mais a calvície, e não mais tentando encobrir o que não tem. E isso é ótimo, tentar puxar cabelo de um lado para cobrir o outro só chama mais ainda a atenção, além de ser extremamente brega!

Se você passa por isso, ou conheçe alguém que passa, acompanhe o blog, pois estou preparando um post sobre cortes para quem está com poucos cabelos!!!

Você vai se surpreender se acha que só pode passar a máquina zero!





A evolução da calvície Androgenética no homem.

Fonte e pesquisa:
Revista Época
Blog: ihaa.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário