terça-feira, 3 de janeiro de 2012

- APROVADA LEI QUE REGULA A PROFISSÃO DE CABELEIREIRO



Proposta regula as profissões de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador.
Lei que regulamenta a profissão

Fazem anos que eu ouço falar nessa luta. Mas é inacreditável saber que uma profissão tão antiga, e tão importante para a sociedade em geral, não existe no Brasil. É isso mesmo, a profissão de cabeleireiro não existe em nosso país!!!  

Por essa razão, é motivo de festa entre os órgãos e sindicatos de beleza, que esta lei seja aprovada. E não somente para nós cabeleireiros, mas para os clientes que usam os seus serviços diariamente, terão a garantia de ter profissionais realmente preparados, e devidamente alinhados com a lei. Eu só tenho dúvidas do quanto essa lei realmente vai realmente fiscalizar a qualidade dos serviços prestados. Só o tempo vai dizer!

 A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou no dia 21 de dezembro o projeto de lei da Câmara PLC 112/07 que regulamenta o exercício das profissões de: cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador.
O próximo passo é a  proposta ser votada no Plenário do Senado, em regime de urgência.
De acordo com a proposta, defendida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), essas atividades poderão ser exercidas por profissionais que:
- Tiverem concluído o Ensino Fundamental;
- Possuirem habilitação específica legalmente reconhecida, fornecida por entidade pública ou privada
- Ou atuar profissionalmente na área há pelo menos um ano, contado da data de publicação da Lei.
O projeto  também aborda a possibilidade de revalidação de diploma estrangeiro, fornecido por cursos de grade curricular e carga horária equivalentes aos exigidos no Brasil. Além disso, obriga os  profissionais a respeitarem as normas sanitárias, esterelizando os materiais necessários ao  atendimento dos clientes. Agora, o projeto segue agora para sanção presidencial.

Quem ganha é toda a sociedade, e a beleza no Brasil!
Apoie essa causa você também!!

Fonte: www.cabeleireiros.com

Um comentário: